Uruguai produtor

O Uruguai está situado entre os 30º e 35º de latitude na costa atlântica da América do Sul, com condições semelhantes à da Bacia do Mediterrâneo, que produz 90% do azeite de oliva do mundo.

Suas características naturais o convertem em um país ideal para a produção de azeite de oliva. O clima e os solos permitem um desenvolvimento favorável para as plantações, seja para a velocidade no crescimento das plantas, seja pela excelente qualidade do azeite de oliva que se obtém.

O setor olivícula uruguaio surgiu do ponto de vista comercial há mais de 70 anos. No início, eram pequenos empreendedores locais que se dedicavam a produzir azeite, porém a produção retomou um impulso considerável a partir do ano de 2002, passando a integrar de forma natural as tradicionais atividades agropecuárias do Uruguai.

No país se consomem somente 400 ml de azeite de oliva por pessoa, por ano, uma cifra modesta se comparada com os 17 litros anuais que consome, por exemplo, um habitante da Grécia.

Atualmente o Uruguai tem mais de 9.000 hectares de oliveira plantadas e uma produção de azeite de oliva que chega a 500.000 litros com uma projeção para mais de 10 milhões de litros anuais nos próximos anos. Após as modestas exportações dos anos passados, em 2012 a exportação de azeite se consolida dirigida principalmente ao Brasil e Estados Unidos.

O objetivo deste selo é o de posicionar a produção uruguaia de azeites de oliva como um produto de qualidade, tanto no mercado nacional como no internacional.

2018 © Asociación Olivícola Uruguaya - Todos os direitos reservados.